Visita ao Lar Escola Jésue Frantz

logo memorias

No último dia 3 de novembro, a nossa equipe de arte-educadores, composta na ocasião por Gláucia Neix, Ingra Maia, Thayná Scarpiello e Paulo Henrique Ferreira, compareceu ao Lar Escola Jésue Frantz, levando a nossa oficina Memória dos Paladares.

Diferentemente das oficinas que geralmente fazemos, que é voltada ao público da terceira idade, tivemos a oportunidade de trabalhar com públicos até então inusitados para nós: pessoas portadoras de deficiência e crianças que fazem acompanhamento no Lar para complementar o período escolar.

Primeiramente fizemos nossa roda de conversa com os jovens portadores de deficiências. Apesar de ter o diálogo dificultado, conseguimos conduzir uma roda de conversas de forma fluida com eles, tentando trazer a tona as memórias e os sentidos que os alimentos despertavam neles.

Passamos então para o nosso Túnel das Sensações, mas dessa vez com uma abordagem diferente. Ao invés de propor que os participantes adivinhassem os ingredientes e temperos usando vendas nos olhos, deixávamos os participantes livres para tatearem e observarem o formato e a cor das especiarias e ervas aromáticas. Alguns dos participantes conseguiram descobrir qual era o ingrediente proposto e os outros passavam a aprender melhor sobre aquele ingrediente; uma abordagem interessante de se adotar nesse caso também foi tentar resgatar músicas que lembrem de tal determinado ingrediente, como por exemplo a musica do “cravo brigou com a rosa…”, para que se lembrassem do nome do ingrediente ‘cravo’.

Ao mesmo tempo que avançávamos na brincadeira, mostrando a eles novos ingredientes, retomávamos sempre quais tinham sido os ingredientes anteriores, para exercitar a memória deles. Funcionou super bem!

Os participantes se divertiram bastante e expressaram bastante felicidade com a nossa visita.

Após fazermos a oficina com esse grupo, recebemos outro grupo, dessa vez composto por crianças que não eram portadoras de deficiência mas que são atendidas pelo Lar também, para complementação de aprendizagem.

Com elas pudemos fazer uma abordagem diferente, tratando de temas como a alimentação saudável e a diversidade de alimentos que podem compor uma dieta. Também falamos de quais são seus alimentos preferidos e o porquê.

Passamos então, também, para o Túnel das Sensações. Muitas crianças acertaram vários dos ingredientes propostos, e ficaram bastante instigados em descobrir aqueles mais difíceis… certamente aprenderam sobre novos cheiros e paladares!

As duas oficinas que fizemos no Lar Escola Jésue Frantz foram um grande sucesso! Esperamos revê-los em breve!

13332768_10206565193024901_1771059930874361677_n

 

Ingra Lopes Maia é arte-educadora do programa Memória dos Paladares da UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciências e Humanidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s