Participação na Mesa redonda: Transgênicos: é possível alinhar tecnologia, saúde alimentar e sustentabilidade?

No dia 20 de outubro de 2016 o Projeto Memória dos Paladares esteve presente na “Mesa Redonda: Transgênicos: é possível alinhar tecnologia, saúde alimentar e sustentabilidade?”, que ocorreu na Universidade Federal do ABC durante a III Semana de ciência, tecnologia e inovação do Grande ABC.

wp_20161019_16_01_45_pro

Os arte-educadores presentes durante a apresentação foram Gláucia Neix, Ingra Lopes Maia, Paulo Henrique de Melo Ferreira e Victor Thomaz. O evento contou com a presença dos palestrantes dr. Jorge Mauricio Costa Mondego (Pesquisador científico V – IAC), prof. dr. Flavio Finardi Filho (Departamento de alimentos e nutrição experimental – USP) e o Prof. Dr. Marcelo Augusto Christoffolete (Professor Adjunto,Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) – UFABC).

wp_20161019_16_01_59_pro

A palestra iniciou-se com a apresentação do dr. Jorge Mauricio Costa Mondego, que evidenciou seu longo trabalho na área, sendo um dos pesquisadores mais renomados no campo aqui no Brasil. Sua discussão mostrava todos os avanços tecnológicos que permitiram criar vegetais mais resistentes a pragas, o que gerou melhor aproveitamento de colheitas e safras ao redor de todo o mundo o que possibilitaria a redução da fome e melhores empreendimentos. A exemplo disso cerca de 98% de todo o milho do mundo é transgênico, o que permitiu que sua produção fosse ampliada e mais eficaz.

A apresentação do prof. dr. Marcelo Augusto Christoffolete discutia os avanços no campo  de alteração genética para organismos mais complexos como em fetos humanos, podendo evitar doenças congênitas outros problemas diversos, e da criação de predadores mais eficazes contra vetores de doenças como os mosquitos vetores do Vírus Zika. Entretanto o professor Marcelo Augusto deixou aberto o questionamento “Até que ponto essa exploração do homem vale a pena? É correto dizimar uma espécie inteira de mosquitos apenas para assegurar uma parcela da população mundial?”.

Infelizmente a nossa equipe não pôde acompanhar a discussão do prof. Dr. Flavio Finardi Filho, devido a um atraso na programação, o que estendeu a Mesa Redonda e não permitiu que nós permanecêssemos  no evento até o seu final, onde seria aberto um espaço para perguntas e discussões com os palestrantes.

Nós da Equipe Memória dos Paladares concluímos que os avanços tecnológicos em desenvolvimento de alimentos transgênicos são fascinantes, aumentam sua produção e geram muitos pontos positivos no Brasil e no mundo. Entretanto, esses avanços não são utilizados com o intuito de solucionar grandes crises e problemáticas no mundo, uma vez que os países em que a fome assola grandes parcelas das população mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU – cerca 800 milhões de pessoas ainda sofrem de fome em países da África, Oriente e Médio e regiões abastadas de diversos países considerados desenvolvidos, estes dados estão desatualizados, pois o último censo foi realizado em 2014, o qual não leva em consideração refugiados dos diversos conflitos políticos recentes em regiões do Oriente Médio e o último desastre natural ocorrido no Haiti, que implicaram na escassez de alimentos, moradias e outros condições essenciais à vida.

Se a criação de alimentos transgênicos foi um avanço tão significativo, produtivo e revolucionário, por quê ainda possuímos números tão alarmantes referentes à fome no mundo? Claramente, os grandes produtores estão visando apenas o lucro e benefícios individuais de suas grandes empresas, focando apenas nas possibilidades de giro de capital e enriquecimento. Infelizmente essa é a realidade que define as nossas relações atualmente, entretanto o Memória dos Paladares visa e apóia uma abordagem humanista da distribuição de alimentos no mundo.

Paul13139108_1143297032401582_6200510714324275911_no Henrique de Melo Ferreira é arte-educador do programa Memória dos Paladares da UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciência e Tecnologia e de Engenharia de Materiais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s