Visita ao Lar Bom Repouso

Na última quarta-feira, 5 de outubro de 2016, nossa equipe de arte-educadores, Ingra Maia, Paulo Henrique Ferreira e Victor Thomaz, acompanhados pela coordenadora do projeto Ana Maria Dietrich, fez uma visita ao Lar Bom Repouso, em São Caetano do Sul, levando nossa Oficina Memória dos Paladares.

Essas visitas são feitas em parceria com o Programa Mesa Brasil do SESC Santo André, que além de acompanhar o projeto, nos fornece frutas e ervas frescas que nos ajudam a enriquecer a experiência sensorial dos participantes.

Dividimos essa oficina em algumas etapas, que chamamos de “Roda de Memórias”, “Caldeirão de Memórias” e “Túnel das Sensações”.

Na primeira etapa, apresentamos nosso projeto e nossa ideia de resgatar memórias afetivas através de histórias que envolvam pratos ou alimentos que marcaram a vida dos arte-educadores e participantes. Após essa apresentação, os arte-educadores se dividiram para coletar as histórias dos participantes um a um, podendo assim ouvir mais detalhes sobre as memórias que eram divididas. Com essas memórias coletadas e devidamente anotadas, formamos o nosso “Caldeirão de Memórias”, misturando todos os papéis como ingredientes, e sorteando as histórias para dividir com todos.

Alguns participantes, ao relatar suas histórias para os outros da roda, se emocionaram, outros descobriram as diversas origens dos outros colegas e trocaram experiências, se lembraram de outros pratos típicos de suas regiões de origem, formando uma enorme costura de memórias de sabores e de tempos antigos.

Seguindo nessa ‘costura’, apresentamos a nossa exposição “Fome de Você”, que traz a tona a reflexão de que a nossa fome não é apenas de alimento, mas também de afeto, de amor e de convivência com o outro.

dsc02036

Após essas etapas, chegamos ao “Túnel das Sensações”, uma dinâmica que propõe aos participantes, vendados, que tentem adivinhar através do olfato e do tato o nome de alguns ingredientes como temperos, ervas frescas e frutas.

Os moradores do Lar Bom Repouso se saíram muito bem nessa atividade, tendo a maioria deles acertado os ingredientes propostos.

Ao final da visita, uma das moradoras do Lar tomou a palavra e nos disse que “não seríamos facilmente esquecidos!”. Por essas palavras e pela emoção que sentimos dos participantes, levar aos moradores uma proposta diferente e divertida como a nossas oficina torna-se ainda mais gratificante. Gostamos muito da visita e esperamos voltar em breve!

13332768_10206565193024901_1771059930874361677_n

Ingra Lopes Maia é arte-educadora do programa Memória dos Paladares da UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciências e Humanidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s