Visita ao Lar Viva Bem a Vida Que Tem

No dia 28 de setembro de 2016 a equipe do Projeto Memória dos Paladares levou sua oficina “Memórias” ao lar “Viva Bem a Vida que Tem”, em Ribeirão Pires, em parceria com o Programa Mesa Brasil do SESC – Santo André.

A oficina foi conduzida pelos arte-educadores membros do projeto Paulo Henrique de Melo, Victor Thomaz e Ingra Maia, acompanhados pela representante do SESC, Soraia Buono.

A oficina foi composta de duas etapas; na primeira delas, conduzimos a “Roda de Memórias”, atividade que consiste em uma conversa sobre os pratos que marcaram as vidas dos participantes e educadores. Conversando com cada um dos participantes, recolhemos então memórias que eles compartilharam para depois fazer um apanhado dos pratos que foram citados e propor a reflexão de como a comida carrega, através dessas memórias, uma forte carga afetiva.

A segunda etapa da oficina foi composta do “Túnel das Sensações”, uma dinâmica que propõe aos participantes que tentem adivinhar através do olfato e do tato alguns ingredientes como temperos, ervas frescas, frutas, entre outros.

Os participantes se surpreenderam com alguns dos ingredientes e descobriram outros que ainda não conheciam. Para alguns deles, os ingredientes despertaram outras memórias, sobre as quais conversaram com os educadores.

Após essa atividade, os participantes tiveram seu lanche habitual, afinal, toda essa conversa despertou a fome de todos… esperamos revê-los em breve para trazer à tona mais dessas memórias que foram compartilhadas na nossa oficina!

13332768_10206565193024901_1771059930874361677_n

Ingra Lopes Maia é arte-educadora do programa Memória dos Paladares da UFABC. Estudante de graduação do Bacharelado de Ciências e Humanidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s